Porque uma logomarca profissional é tão importante

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Era da Informação é possível fazer de tudo com a ajuda da Internet. Não sabe fazer um bolo? Abra o computador. Quer aprender como consertar uma geladeira? Recorra ao Google. Quer fazer uma logomarca? Existem vários sites que podem te auxiliar. A diferença entre os resultados é a equação tempo x dinheiro.

Se você não tem habilidades na cozinha, fazer um bolo pode ser uma tarefa complicada e conseguir uma receita na Internet não é garantia de que você terá aquele bolo fofinho, bonito e gostoso. O mesmo acontece com o conserto da geladeira: o vídeo do Youtube pode mostrar todos os passos para resolver o problema, mas sem a prática e o conhecimento necessários você pode ter uma perda ainda maior.

Então, quais os prejuízos de você mesmo produzir sua logomarca?Vamos listar dois (apenas para início de conversa):

Perda de credibilidade

senhor-cabeca-de-batata-interativo-eletronico-871-800x800É batata: em toda reunião de briefing para produção de uma logomarca o cliente pede que a peça transmita credibilidade. E é óbvio que se um cliente não confia em você nunca vai adquirir seu produto ou serviço. Quando você faz sua própria logomarca corre o risco de esbarrar em situações muitas vezes óbvias, mas que você não se dá conta porque não é sua área de conhecimento.

Quando construímos uma logomarca aqui na Especiaria levamos em consideração um checklist extenso de atributos que a marca NÃO pode conter. Temos o cuidado de escolher uma fonte (letra) que não sejamassificada, além de termos preocupações estéticas com formas e cores que só alguém que estudou anos a fio e vive diariamente essa realidade pode oferecer.

Imagine que as fontes de seu computador são as mesmas do seu vizinho, do seu parente, do seu amigo e do seu concorrente. Lançar no mercado uma logomarca com uma letra que todo mundo está careca de ver não pode ser uma boa ideia, pode? Nesse caso, além de perder a credibilidade, sua empresa é igualada ás demais e nós temos certeza que você tem algo diferente a oferecer ao seu cliente. Concorda?

 

Problemas futuros

EnxaquecaHoje, sua empresa pode estar começando e ser bem pequena, mas amanhã a expectativa é de que ela cresça pelo menos um pouco mais, não é verdade? Por que não investir em algo mais duradouro e que vai te trazer tranquilidade e economia no futuro?

Quando você contrata alguém profissional para fazer sua logomarca tem a garantia de que ela estará pronta para qualquer ocasião e necessidade que aparecer a longo prazo (muitas vezes nem tão longo assim).

Aqui na Especiaria, por exemplo, todas as nossas logomarcas já saem “de fábrica” com:

– Logomarca colorida, preto e branca e em várias extensões de arquivo (JPG, TIFF, PNG etc.);

– Manual de aplicação com mais de dez páginas explicando como usar a logomarca;

– Conjunto de papelaria que inclui: cartão de visitas, dois tipos de envelopes e papel timbrado;

– Peças de apoio que incluem: bolacha para CD, papel timbrado digital (para enviar por e-mail) e assinatura de e-mail.

Viu só como o trabalho é especializado? E é importante lembrar que tudo isso é feito com softwares profissionais que não vão te deixar na mão.

Você pode imaginar que não precisa disso tudo, mas pense na seguinte situação: você mesmo criou sua logomarca pesquisando na Internet, levou semanas até chegar num resultado que te agrada. Mas, se lembrou que precisa de algo fundamental que é o cartão de visitas, o que significa mais horas de trabalho na frente do computador. Ao enviar para a gráfica imprimir ela te pede o “arquivo em alta” e você nem sabe do que se trata. Além disso, a gráfica te informa que não são aceitos arquivos do Paintbrush (programa que você utilizou e o único que sabe usar). E agora, José?

E se você conseguir se sair bem dessa situação ainda pode enfrentar outras: no futuro você vai precisar de um papel timbrado, depois de uma placa, depois de um envelope e corre o risco de cada um sair de um jeito, já que essas peças não foram feitas todas de uma vez e aí o prejuízo é de unidade de discurso. Se cada peça é de um jeito, se cada peça se comunica de uma forma, como o seu cliente vai entender que se trata da mesma empresa?

Pra resumir tudo isso, pense no seguinte: você deixaria as pessoas que ama ou algo que zela muito nas mãos de qualquer pessoa? Com certeza a resposta é não. Então por que não dar a mesma atenção à sua empresa?

 

Dicionário prático

Briefing: um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas, Design e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções.

Arquivo em alta: o mesmo que “arquivo em alta resolução”. Tipo de arquivo com qualidade especial para impressão.

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