O Facebook tem muitas funções para empresas. Vemos aqui na agência todo dia situações inusitadas e muito positivas de gente que investe um pouco (pouco mesmo) e tem retornos impressionantes com essa rede social. O grande desafio desse tipo de trabalho para nós da comunicação é garantir sempre um conteúdo relevante que vai prender a atenção do seguidor e aumentar o edge rank da página do cliente.

Se não entendeu o que acabei de dizer, não se desespere e continue comigo. Vou traduzir pra você: temos que garantir um conteúdo realmente interessante para o seu público de modo que ele seja fiel e o Facebook entenda isso mostrando sempre para esse público as postagens de sua empresa. Isso resulta em aumento de alcance do seu produto. Entendeu?

producao-conteudo-redes-sociaisBem, voltando ao assunto, para garantir audiência para a página de nossos clientes tentamos mesclar assuntos referentes ao segmento e assuntos institucionais e de publicidade do cliente, mas algo que deve sempre ser postado são os produtos e serviços da empresa. Veja a experiência que tive recentemente e perceba o que é importante postar em sua página. E lembre-se, se precisar de ajuda nisso, conte conosco. 😉

Dia desses precisei dar um presente pra um amigo. Eu não sabia o nome da loja exatamente, pois era uma loja de presentes que a gente só precisa quando vai presentear alguém querido. Como pista para achar a loja tinha apenas o shopping. Eureka! Foi fácil encontrar o nome da loja. O site do shopping não dava nem o link para o site da loja, eu tive de buscar no Google, mas esse é outro papo.

Depois de dar um Google, esperava achar o site da empresa, mas para minha surpresa não tinha site. Sim, algumas empresas ainda insistem em nadar contra a maré. Mas, mais estupefato ainda, encontrei a fan page da loja no Facebook um pouco desatualizada, cerca de uma postagem a cada quinze dias, quando o ideal é uma postagem diária, no mínimo.

O que eu esperava encontrar lá? Uma ideia do presente que queria dar ao meu amigo! Logo pensei: “Se for uma loja que posta só ‘bom dia’ de gatinho, não vou ter sucesso e eles vão perder vendas”. Mais uma vez enganado, a página era bonita e bem trabalhada, só faltava mesmo periodicidade para ficar perfeita. Havia várias imagens de datas comemorativas, inclusive já sobre o Dia dos Pais – postada com um mês de antecedência. o/o/o/

Agora, eu queria mesmo saber do mais importante: o produto! Queria um pen drive bacana. Fui rolando a página e só via postagens de datas comemorativas e fachada da loja. Como eram espaçadas as postagens, pensei que não teria sucesso. E eis que depois de umas cinco imagens de datas comemorativas eu já tinha chegado em maio e os produtos começaram a aparecer. E foi no dia 5 de maio que achei um conjunto irado de pen drives. o/_o_o/_o_o/_o_o/_o_

Oba! Aí sim já sabia o destino certo! Com essa super dica da fan page da loja eu já sabia até quanto me custaria o presente do meu amigo. No outro dia fui à loja, comprei o pen drive e uma caneca bacana pra mim (isso não estava planejado). Isso é a tecnologia a serviço do homem (e do empresário).

Essa foi uma forma engraçada que encontrei de contar uma experiência que eu tive como usuário ao procurar por um produto que desejava comprar. Eu sou uma pessoa heavy user de Internet, esclarecida e trabalho com isso, o que torna tudo muito mais fácil pra mim, mas ainda encontro alguma dificuldade ao me movimentar em alguns canais de comunicação de empresas de diversos tamanhos. Agora eu tenho algumas perguntas pra você:

– Já imaginou um cliente que não tem muita intimidade com Internet, mas tem um alto poder aquisitivo?

– Já notou que a terceira idade está cada vez mais inserida no meio digital?

– Você já analisou se essas pessoas da melhor idade (que não são da era dos bits) conseguem encontrar seus produtos ou serviços na Internet?

É quase bíblico: repense sua comunicação, faça sempre bem feito e o cliente enxergará seus esforços e o recompensará.

Se animou com a ideia? Vai gostar de ler este texto que vai te ensinar a como criar sua página no Facebook.

Igor Torres

Relações Públicas e sócio fundador da agência de publicidade Especiaria Comunicação Integrada

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