Você sabia que há uma diferença significativa entre o Facebook que você, pessoa física, utiliza e o de uma empresa? Infelizmente, por desconhecimento, muitos empreendedores ainda pensam que o mesmo perfil pessoal que eles têm serve para as empresas. Não, não servem e o Facebook entende isso como um erro muito grave. É como se uma empresa tentasse passar por um usuário para conseguir comunicar-se diretamente com seus clientes.

Na grande maioria das vezes o empresário faz dessa forma inocentemente, por não saber a forma correta de agir. Páginas que agem dessa forma têm sido penalizadas com a remoção de seus perfis pelo Facebook. O prejuízo pode ser enorme: imagine perder 1.000 amigos (clientes) porque sua página foi apagada?

Para agir corretamente, é preciso criar uma fan page no Facebook. Fan pages, ou páginas de fãs, são perfis próprios para empresas, organizações não governamentais, artistas ou até divulgar iniciativas pontuais como um filme ou mesmo uma comunidade específica. Basicamente, a diferença entre perfil de usuário (pessoa física) e fan page é a interação entre a página e seus seguidores, a personalização visual e mensuração de resultados. Vamos explorar melhor essas diferenças e seus benefícios para as empresas. Para saber como criar uma fan page, clique aqui.

Visibilidade

Na sua página pessoal do Facebook, a não ser que seja definido o contrário, você precisa aceitar todas as pessoas que querem ser seus amigos. Já na fan page, por ser o perfil de uma empresa que a priori é pública, não é preciso aceitar ninguém. O usuário acessa a página de uma empresa e apenas “curte” a página. A partir desse momento, todas as postagens dessa empresa aparecerão na timeline de quem curtiu a fan page.

diferença entre fan page e perfil de usuário no Facebook

A diferença básica entre uma fan page e um perfil de usuário pessoa física é o botão “Curtir”, no primeiro caso, e o botão “Adicionar aos amigos”, no segundo.

 

Dica Especiaria: Empresários, esta é uma grande vantagem, pois se você tiver um conteúdo relevante para seu público, ele já fica disponível para o seu cliente e não é preciso autorizá-lo a visualizar esse conteúdo. Por isso é tão importante preocupar-se com o conteúdo de sua página.

 

Customização

Sim! É possível deixar sua fan page com a sua cara: Adicionar sua logomarca, aplicar uma imagem que destaque e identifique sua empresa, criar áreas especiais para aqueles que curtem sua página. Neste momento é preciso ser criativo e ter um cuidado especial com o conteúdo que será apresentado. Imagine que a imagem que identifica seu perfil precisa ser legível de forma que a pessoa veja uma publicação de sua empresa pelo celular, por exemplo, e identifique que aquela postagem é de sua empresa. Lembre-se: no celular as imagens não são tão grandes quanto na tela do computador de mesa ou laptop!

Utilize também a capa de Facebook para promover algum produto ou serviço ou mesmo para espalhar uma ideia. Datas comemorativas são excelentes para isso. E o mais importante sempre em redes sociais: seja criativo!

 

capa-facebook-vauney-xavier-restaurações

Note que neste exemplo, tanto o ícone do perfil da empresa quanto a imagem de capa foram feitas exclusivamente para este fim.

 

Para trazer conteúdo exclusivo para aqueles que te seguem, é possível utilizar um recurso ainda pouco explorado pelas empresas: as abas. Nelas você pode acrescentar, por exemplo, cupons especiais de desconto para quem curtir sua página. A implantação pode até ser um pouco complexa, mas o funcionamento é bem simples: curtiu a página, ganhou desconto. Você pode também oferecer um brinde para aqueles que seguem sua fan page. Por exemplo: se você tem um salão de beleza, pode mostrar (apenas para os que curtiram sua página) fotos de modelos de cortes de cabelo que você já fez. Lembre-se: todo mundo gosta de ser exclusivo.

Dica Especiaria: Para ter fan pages cada vez mais criativas as empresas têm contratado agências de publicidade ou comunicação para gerenciarem suas páginas no Facebook e outras mídias sociais. Pense: você precisa administrar seu negócio, por isso deve deixar para quem entende do assunto a parte criativa.

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Resultados alcançados

Esta talvez seja a maior vantagem de ter uma fan page: o Facebook fornece dados de quem acessou sua página! Você consegue ver a faixa etária de quem te segue, região onde moram, quais postagens foram mais visualizadas, quais deram maior retorno em termos de cliques, quantas curtidas sua página teve em determinado período, enfim… uma grande quantidade de informações. Com essas informações você pode direcionar suas postagens para alcançar mais público e consequentemente mais clientes.

resultados-alcançados-facebook

Nesta tela encontramos várias informações importantes sobre o desempenho de uma fan page no Facebook.

Aplicativos

Este é um assunto um pouco mais complexo, mas não podemos deixar de abordá-lo. O Facebook dá a possibilidade de agregar à sua fan page pequenos programas (softwares). Normalmente eles são produzidos por pessoal especializado em programação e os resultados são muito interessantes. Toda uma ação de marketing pode ser feita através do Facebook com o auxílio dos aplicativos.

Para ilustrar, imagine que você tem uma loja de calçados e lança, em sua página de Facebook, um aplicativo onde seu seguidor pode enviar uma foto de corpo inteiro e “experimentar” vários tipos de sapatos. É muito interessante e dependendo da ação é possível fidelizar muitos clientes!

Como você pode ver, só existem vantagens em se ter uma fan page, mas uma ação própria dos perfis de usuário (pessoa física) não está disponível para fan pages: o envio de mensagens.

aplicativo-coca-cola-facebook

Este é um exemplo de um aplicativo criado pela Coca-Cola para seus seguidores.

Mensagens

Não é possível enviar mensagens para seus “curtidores” como no perfil de pessoa física. O Facebook entende que empresas podem (e normalmente a maioria faz) enviar spams para seus clientes, o que, além de deselegante, pode ser desrespeitoso com seu público. Sendo assim, a interação da página com seus usuários é bem restrita. Se um usuário entrou em contato com sua página (isso é possível através de mensagens e comentários em postagens) você pode marcá-lo, pois o Facebook entende que este usuário te deu essa liberdade.

Dica Especiaria: existem muitas formas mais interessantes, criativas e educadas de captar os endereços de e-mails dos seus futuros clientes e enviar mensagens diretamente para eles. 😉

Como você pode ver, é preciso ter um cuidado especial com as mídias sociais de empresas. Não se pode dizer qualquer coisa de qualquer jeito. O ideal é ter um profissional treinado para atuar em seu Facebook empresarial para o tiro não sair pela culatra.

 

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