Queria eu dizer que esta afirmação está correta. Poucos dão a sorte de criar algo tão inovador que vá se destacar por si só. A gente tem o costume de ver na TV somente ideias inovadoras e diferentes, mas se esquece que no dia a dia a realidade é diferente.

Você tem concorrentes à sua volta e precisa se sobressair. Esta é a realidade. Daí você decide expandir seus negócios e contrata uma agência de comunicação para fazer seu site de loja virtual. A loja online fica linda! Em poucos dias você já tem ela toda pronta e funcionando, porém: cliente algum. Zero. Nenhum.

Por que isso aconteceu? A resposta é simples: você não divulgou! Mesmo tendo sido precavido procurando um profissional especializado para seu negócio, construir o site é só o início de tudo. Mas, agora vamos te ajudar com quatro dicas práticas de como divulgar seu site na Internet e garantir vendas.

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APROVEITE ESPAÇOS E OPORTUNIDADES

Seja criativo e inclua seu site em todas as oportunidades que tiver. Se você tem (e você deve ter) um cartão de visitas, o seu site deve estar lá! Este é um meio de divulgação, sabia? Os uniformes dos seus funcionários também são formas de divulgar! Os carros da sua empresa também! Coloque o endereço de seu site em qualquer lugar e já é uma divulgação. Porém é preciso ter atenção, pois o seu público depende do tipo de divulgação que você faz.

 

 

APOSTE NAS AMIZADES

O ideal é que você tenha uma fan page no Facebook que é muito diferente do perfil de usuário. A gente já até explicou isso aqui no blog. Com a fan page você tem a possibilidade de ser mais profissional e ainda oferecer seus produtos e serviços a milhares de pessoas usando o Facebook Ads, mas uma alternativa para aqueles que realmente não podem investir nisso é divulgar entre os próprios amigos em seus perfis pessoais no Facebook. Mas, use da honestidade. Não tente parecer uma empresa vendendo em seu perfil e sim converse com seus “amigos” oferecendo o que tem a vender.

Ah, antes que me esqueça, o Facebook apaga perfis pessoais utilizados por empresas e aí é certo perder tudo aquilo que você construiu. Por isso, pense em investir nisso. É um valor acessível e deve ser incluído nas contas da empresa como o aluguel ou a contabilidade.

 

ABUSE DO E-MAIL

É muito comum o empresário ter o site de sua empresa, mas usar um e-mail do Yahoo ou Gmail profissionalmente. Por quê? Ao enviar um e-mail @suaempresa.com.br tenha a certeza de que algumas pessoas se interessarão em saber por que seu e-mail é “diferente” e aí é mais uma divulgação garantida.

Além disso, uma excelente dica é usar a assinatura de e-mails. O ideal é que ela seja bonitona como a nossa, mas se tiver seu nome, site e telefone (com DDD) já é suficiente. A maioria dos microempresários brasileiros não utilizam uma assinatura de e-mails e também não assinam seus e-mails.

 

INTERNET NÃO SIGNIFICA CUSTO ZERO

Não tem receita mágica, pessoal: é preciso investir, tem de divulgar o produto. O seu público apenas mudou de ambiente, agora ele é virtual. Com esse público seu gasto não é com gráfica, obviamente. Portanto você não precisa distribuir folhetos. Economiza-se aí, porém é preciso “panfletar” virtualmente também! Enviar e-mails marketing para um número de pessoas ou mesmo ter uma campanha de anúncios no Google ou Facebook. O problema é que o empreendedor nunca pensa que terá esse tipo de gastos e depois tem dificuldades.

Portanto, não se esqueça: um site por si só não garante audiência! É preciso divulgar e oportunidades é o que não falta.