Recentemente o site Info Money publicou uma notícias sobre propaganda enganosa de hotéis pelo mundo. Para ler, clique aqui. A página mostra algumas imagens de publicidade de alguns hotéis e o que é realmente visto nesses locais.

Me lembrei muito dos questionamentos acerca das fotografias dos sanduíches do McDonalds e também de imagens de produtos para cabelos ou higiene bucal. Mas, vamos dar uma olhada e comentar algumas das imagens mostradas pelo site Info Money?

 

11365_2_L

 

Este é um hotel em Los Angeles, nos EUA. As imagens são diferentes, mas por pequenos (e até irrelevantes detalhes). Ao fazer uma fotografia publicitária, é necessário fazer com que o cliente tenha vontade de consumir seu produto ou serviço. Francamente, um quarto como o inferior da imagem acima não apetece ninguém! Notem que até a disposição dos móveis e elementos decorativos é a mesma da foto publicitária. A única diferença nesse quarto é que na primeira foto ele está “habitado”. Alguém pediu um café e está utilizando um computador.

Neste caso também há uma diferença que é o equipamento utilizado para fazer a fotografia número 1 (de um fotógrafo profissional) e para fazer a foto número 2 (câmera doméstica).

 

 

11366_2_L

Outro exemplo dado é o da foto acima. Em primeiro lugar, qualquer fotografia com pessoas é mais atrativa que uma somente com elementos inanimados. Neste caso específico, o restaurante está em uso e todo mundo sabe que é impraticável manter um ambiente em uso por clientes e que se mantenha impecável. Você já pensou em quanto isso custa para o hotel? E você já imaginou que esse custo é repassado ao cliente, ou seja, você?

 

11368_2_L

 

Mais um exemplo de fotografia profissional. Este é um hotel em Barbados e a mudança aqui é nitidamente o ângulo em que a foto foi tirada. Mais uma prova que um equipamento profissional e os conhecimentos de um fotógrafo fazem toda a diferença.

O que quero mostrar é que não podemos julgar que algo é propaganda enganosa apenas porque as fotos se apresentam mais bonitas na publicidade que na realidade. O momento, a companhia ou a ocasião fazem muito mais sentido que simplesmente uma iluminação diferente ou uma produção mais requintada. Em todos os casos apresentados aqui, se você quiser pagar um pouco mais terá o que está vendo na publicidade.

O site ainda mostra outras fotografias, como a que apresentamos a seguir:

11373_2_L

 

No caso deste hotel de Miami houve manipulação digital apenas para embelezar mais ainda a imagem. Como apontado, foram retirado poste e semáforo para valorizar mais a fachada da construção, mas responda honestamente: isso desmerece de alguma forma o hotel? Notem também que as fotos foram tiradas em épocas bem diferentes, compare nas árvores do lado esquerdo da construção, elas existem na fotografia publicitária, mas ainda estão pequenas.

A publicidade tem essa característica de embelezar mais as coisas. É uma forma de enaltecer o que você está adquirindo. Na minha opinião a propaganda é enganosa quando uma empresa diz oferecer um serviço e não o cumpre. Por exemplo: se um hotel garante que haverá uma jacuzzi e, na verdade, não a tem.