Já imaginou uma empresa divulgando essa frase pelo mundo afora? Loucura? Talvez… mas no caso a seguir eu chamaria de respeito pelo consumidor. Obviamente estou exagerando um pouco, a mensagem não é tão “agressiva” assim. Contaremos a história de uma das marcas mais bem posicionadas no mercado atualmente. Falaremos da Heineken, cervejaria holandesa que nos últimos tempos vem adotando uma postura mais competitiva no Brasil, tornando-se assim mais popular, porém ainda elitizada pelo seu preço (quase o dobro das marcas nacionais) e paladar (ela é um pouco mais amarga).

No início de janeiro deste ano a Heineken lançou uma campanha no mínimo curiosa. Ela quer dizer aos seus consumidores que bebam menos e dancem mais! Uma campanha interessante e que vai na contramão do que vemos habitualmente nas propagandas de cerveja. No filme principal da campanha, chamado The Experiment (O Experimento), dois dias são comparados: O primeiro com consumo excessivo e o segundo com consumo moderado. Assista ao filme e saiba o porquê desse “fenômeno”.

Filme “The Experiment”, o principal da campanha “Dance mais, beba devagar”.

Um conteúdo parecido pode ser visualizado no site brasileiro da cervejaria. No link Beba com moderação a empresa fala da abordagem da campanha de consumo responsável do álcool, mostra as ações – inclusive um evento patrocinado onde havia pausas para água -, exibe dois vídeos, dá dicas e ainda conta com um conjunto de perguntas e respostas sobre o álcool e seus efeitos no organismo humano.

Veja o vídeo Sunrise, onde o personagem principal mostra o que acontece com quem bebe moderadamente

Este exemplo é o que podemos chamar de “marca que respeita seus clientes”. A Heineken pode perder vendas ao propor algo tão inovador, mas ganha em reforço de imagem, e muito! A marca está investindo em um diálogo que respeita o consumidor, que sabe das complicações de seu produto quando ingerido de forma exagerada. O que pensar de uma empresa que se preocupa com seu bem-estar e saúde, mesmo que isso signifique pedir que você compre menos seus produtos?

Ações como essa auxiliam na construção de uma reputação que, acredite, vale mais que produtos vendidos. Aliás, ações como essa garantem a continuidade de vendas e auxiliam a alcançar o sonho de consumo de toda e qualquer marca: fidelidade de público!