Certamente você conhece o caso da professora universitária carioca que ironizou uma pessoa desconhecida que lanchava em um aeroporto de camiseta regata e bermuda. A docente tirou uma foto e postou em seu perfil de Facebook com a legenda “Rodoviária ou aeroporto?”. O caso traz à tona os perigos das redes sociais atualmente.

Hoje corremos o risco de ter nossas vidas pessoais expostas de maneira imprópria, pois os smartphones tomaram conta do mundo. No Brasil, segundo o site da revista Exame, três em cada dez brasileiros possuem aparelhos com funções que aliam fotografia, Internet e redes sociais. Fica difícil esconder-se assim.

Mas, você sabe o que pode ou não fazer com as imagens dos outros nas redes sociais? Segundo o advogado Luiz Flávio Alves, sócio do escritório Lopes, Bedran e Resende Alves, se a imagem tiver cunho jornalístico, não é necessário ter autorização para uso. “Esses são casos onde a pessoa fotografa um ambiente público para ilustrar uma matéria com função informativa, num site de notícias ou jornal, por exemplo”, completa o advogado.

Já o caso da professora fluminense, é diferente. “O fotografado pode entrar com uma ação na justiça exigindo danos morais e direito de uso de imagem”, diz Alves. É preciso ter muito cuidado ao utilizar imagens sem autorização.


Google x Publicidade

As empresas também têm que tomar precauções com a utilização de imagens para fins publicitários. Com a Internet ficou fácil localizar aquela foto perfeita para uma ação de marketing de uma loja virtual ou mesmo para aquele e-mail com ofertas ou até para um anúncio de Facebook Ads, mas é preciso observar alguns pontos.

Veja outras dicas para não trazer dores de cabeça para sua empresa:

  • Ao publicar uma imagem em seu site ou fan page tenha o cuidado de citar a fonte de onde a tirou.
  • Se você conseguiu uma fotografia em um site de banco de imagens gratuito, fique atento! Muitas vezes o fotógrafo exige que você credite a foto ao publicá-la ou mesmo o avise que a utilizará.
  • Nunca utilize uma imagem para depreciar uma pessoa ou empresa.
  • Não é permitido manipular fotos de outras pessoas sem prévia autorização, por isso muito cuidado ao utilizar imagens (fotos, esquemas, ilustrações, charges, etc.) de sites como o Google Imagens, somente as utilize caso houver algum tipo de licença do fotógrafo e lembre-se sempre de citar seu nome e também o local onde a foto foi encontrada.

Além dessas dicas, é importante frisar que a melhor maneira de ter a segurança de não cair em uma roubada é contratar uma agência de publicidade de confiança. Todo o cuidado é pouco quando se trata da sua empresa.