Ter um plano de marketing bem definido com verba destinada para ele, não é privilégio das grandes empresas. Todos os empreendedores devem ter em mente que com boas estratégias os resultados certamente serão bem melhores.

Mas, para conseguir desenvolver um plano de marketing que tenha a estratégia correta para sua empresa, é necessário conhecer bem as características do mercado e o do seu público de interesse.

Por isso, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a chegar nestas respostas:

Análise SWOT:

Forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. Analisar estes itens com um olhar de empreendedor é fundamental para definir as estratégias de um negócio. Por isso seja cuidadoso, reconheça os pontos positivos e os negativos e saiba utiliza-los a seu favor.

Budget:

O Budget é utilizado para designar o orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa, onde são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas. É fundamental ter os orçamentos bem definidos e acompanhar se os resultados estão caminhando dentro do esperado.

Click Marketing:

O Click Marketing é uma ferramenta gratuita elaborada pelo Sebrae que possibilita a criação de um Plano de Marketing. Com ele é possível possa planejar seus investimentos em marketing a curto, médio e longo prazo.

Google Notícias:

Apesar de ser uma ferramenta que não possibilita aprofundar nas pesquisas, o Google Notícias é uma boa opção para quem quer conhecer melhor sobre algum assunto.

Para isto, faça um clipping com tudo aquilo que acredita ser relevante para seu ramo de atuação, monitore o nome dos seus concorrentes e fique atento as novidades. Dentro do Google Notícias é possível incluir as palavras-chave que deseja acompanhar em “Personalizar o Google Notícias

Palestras:

Existem muitas palestras pelo Brasil sobre marketing e outros temas relevantes, muitas delas são gratuitas e algumas até com transmissão online! Aproveite estas oportunidades.

Associações:

Procure o órgão que regulamenta as empresas do seu ramo de atuação, você vai encontrar dados sobre o mercado que podem ser úteis para alavancar seu negócio.

Com estas dicas e com uma boa dose de atenção às novidades, você estará perto de desenvolver um ótimo plano de marketing, mas se precisar de ajuda procure profissionais especializados.

estrategias-marketing