Já faz um tempo que Steve Jobs morreu, mas ainda assim ele permanece como referência de empreendedor.

O desejo de falar sobre ele surgiu depois que assisti o filme Jobs, que conta a história de sua carreira. No filme foi possível perceber que nem sempre sua genialidade era compreendida, até por que ela disputava espaço com a personalidade marcante de Jobs.

Em um cenário onde os padrões são buscados a todo instante, Jobs foi na contramão, acreditou em seus instintos e investiu em uma oportunidade e não em uma demanda. Viu o que seu público precisava, antes mesmo que ele pudesse se dar conta disto.

Capa do filme Steve Jobs

Ele não esbanjava simpatia nem gentileza, mas ainda assim era detentor da admiração e respeito de todos que o rodeavam. Após ver o filme muitos questionamentos vieram a minha mente e que me fizeram pensar o que tinha ele de tão especial.

Para responder a estas perguntas, procurei por sua biografia e me deparei com algumas de suas frases que respondem, de certa forma, a estas questões:

A primeira delas é _ “Seja muito exigente com a qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente em que a excelência é esperada.”

Como todo bom criativo, ele enxergava o que era obvio e atuava sobre isso.

A segunda frase de Jobs que me marcou é _ “O trabalho vai ocupar uma grande parte da sua vida e a única forma de ser realmente feliz é fazer o que você acredita que seja um ótimo trabalho. E a única forma de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode. Assim como tudo relacionado ao seu coração, você saberá quando encontrar.”

Não há como vender uma ideia que não se acredita, Jobs estava sempre disposto a dar o melhor de si para seu trabalho, e isto só era possível, pois tudo que ele fazia era com amor. Parece bem clichê, mas é a verdade!

Por fim, mas não menos importante _ “Eu quero deixar uma marca no universo.”.

Quantos de nós já pensamos em deixar nossas marcas no universo? E quantos de nós já desistimos desta ideia por acha-la muito complicada?

Não me sinto capaz de dizer algo sobre estes questionamentos que Jobs me inspirou, pois ainda não os consegui responder, mas certamente, sei que já não penso da mesma forma que pensava antes de tê-los concebido.

São muitas outras as falas inspiradoras de Jobs, mas o que mais me chamou a atenção é que tudo o que ele disse e fez, foi a partir da busca pela diferenciação.

Luciana Guimarães

Planejamento e gestão de contas.