A gente já explicou a diferença entre o perfil pessoal (pessoa física) e o de empresas (fan page) no Facebook. Agora vamos ensinar como criar uma fan page para empresa. Antes é importante explicar que você pode criá-la de duas formas. Uma delas é atrelar sua conta pessoal no Facebook a uma página de empresa. Isso significa, na prática, que você (pessoa física) administra a página de uma empresa (pessoa jurídica). A outra é criar uma conta nova e única para sua empresa.

Particularmente eu prefiro atrelar a fan page à minha conta pessoal, pois assim não é preciso guardar várias senhas e o trabalho de atualização fica bem mais fácil. O processo é diferente apenas no início. Em determinado ponto um é igual ao outro.

 

Para criar uma conta independente

No fim da página inicial do Facebook (www.facebook.com) você vai encontrar um link para “Criar uma página para uma celebridade, banda ou empresa”. Esta é a opção que estamos procurando.

Página do Facebook

Para criar uma página atrelada a um perfil pessoal

Você precisa fazer login e depois clicar neste link: https://www.facebook.com/bookmarks/pages. Na página que vai se abrir, logo no canto superior direito é possível visualizar um botão “Criar uma página”.

Os próximos passos são semelhantes para os dois formatos.

Você terá de escolher qual o tipo do seu negócio que pode ser, inclusive, uma comunidade ou causa. Veja a imagem abaixo:

Tipo de negócio

Ao clicar em uma dessas opções, você terá de escolher em que categoria seu negócio se encaixa, digitar todos os dados de localização, aceitar os termos do Facebook e daí então começar.

Categoria Facebook

Depois serão pedidas mais informações. Desta vez muito importantes:

Screenshot_1

As dicas nesta etapa são as seguintes:

– Utilize palavras-chave que tenham a ver com seu negócio. Se é um salão de beleza, informe quais são as suas especialidades. É assim que o Facebook faz as buscas para que procura pelos seus serviços ou produtos. Após digitar uma primeira palavra, por exemplo salão de beleza, ele mostra outras opções relacionadas.

– Ter um site é muito importante, mesmo que você não comercialize seu produto ou serviço por ele.

– Tenha bastante atenção na escolha do endereço de sua página no Facebook. Ela deve ser o mais intuitiva possível para que as pessoas possam achar sua página com mais facilidade.

O próximo passo é escolher uma imagem para seu perfil. Evite imagens muito elaboradas, pois esta imagem aparecerá muito pequena nos navegadores e dispositivos móveis como o celular. Você pode enviar uma imagem de seu computador ou mesmo importá-la de um site.

Aqui gostaria de pontuar a importância de se ter uma logomarca bem feita. Ao procurar uma empresa especializada para produzir sua logomarca você tem a certeza de ter um material que poderá ser aplicado com eficiência em qualquer mídia, independente do tamanho. Imagine que as pessoas no Facebook te identificarão por essa imagem, por isso ela tem de ser muito bem feita para ficar na mente do consumidor.

Os próximos passos podem ser pulados, pois depois você terá oportunidade de pensar melhor a respeito da divulgação de sua página. Pronto! Sua fan page está criada e você pode começar a alimentá-la da forma que quiser. Note que você também tem acesso ao painel administrativo, onde são mostradas informações importantes sobre o alcance de sua página e curtidas.

Painel Facebook

Agora que você já possui uma fan page para sua empresa é necessário criar boas estratégias para conseguir um público-alvo qualificado, que goste de consumir informações sobre o seu produto ou serviço e que possa interagir com a sua marca, atraindo mais e mais seguidores.

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