Outro dia, aqui na agência, estávamos pesquisando o segmento de turismo para oferecer um serviço a um cliente e acabamos pensando em situações favoráveis para esse segmento. Ações muitas vezes simples e que as ideias apenas não nos interessam vender, pois são gratuitas. Preferimos compartilhar essa informação e nos tornarmos uma referência séria para você.

No caso do ramo do turismo não tem jeito: é necessário investir minimamente em comunicação. Você não leu investir pesado, e sim, investir o mínimo em comunicação. São poucas ações e de fácil implantação e você verá que sua agência de viagens vai pelo menos aumentar 20% do seu movimento. Dividimos em três ações, que decidimos escrever logo, enquanto estamos com tudo isso fresco, mas vamos publicar mais outras quando tivermos um tempo a mais aqui na agência.

Agencia-de-Viagem CRIE UM SITE SIMPLES

Não adianta facilitar para você e dificultar para seu cliente. O site tem de ser simples! A maioria das agências de viagem opta por um sistema moderno de gestão administrativa integrada á web, que nada mais é que uma ferramenta de administração fantasiada de site. Site é comunicação, sistema de gerência é administração.

Por isso, o site é simples e ponto final. Você precisa ter seu contato em todos os lugares possíveis, mas que não incomode o usuário do seu site. Também precisa ter um conjunto de pacotes de viagem bem explicados, com vídeos gratuitos da internet e um conjunto de fotos. E um conselho importante: tenha o cuidado de não ter um site em flash, por favor! Nenhum Apple vai ver e você vai perder vendas porque hoje em dia é alto o número de pessoas que acessam a Internet pelo celular.

Atenção ao formulário de contato confiável para que a mensagem de contato do seu cliente chegue para você. E é fundamental que no seu site haja um sistema de cadastro, para que você use esse contato para e-mail marketing posteriormente. Para investir pouco nisso a gente sugere a Lápis 4 Publicidade que tem tudo isso por um preço barato. Muitas vezes o cliente quer um site, mas não tem grana suficiente para investir num site único e personalizado. Isso é mercado brasileiro e a gente entende.

Ah, você não sabe se seu site é em flash? A gente te conta!

TENHA UMA FAN PAGE NO FACEBOOK

Seja ativo no Facebook sempre postando curiosidades interessantes sobre vários lugares do mundo. Não esqueça de sua região! Você é um cidadão do mundo, com certeza, mas tem uma cidade-sede que merece carinho e que também gera engajamento.

Divulgue acontecimentos culturais de sua região e de outras para onde você faz viagens. Se você tem roteiros para a Disney, talvez seja interessante divulgar uma novidade de lá. Assim, você cria um vínculo com seu cliente e ele sempre vai querer saber de suas novidades e também suas promoções.

Peça opinião de seus seguidores, pois a participação deles dá mais força à sua página e consequentemente mais visualização. Existem várias ações de engajamento, mas basicamente tudo se resume a ter um conteúdo constante e de qualidade.

ENVIE E-MAIL MARKETING

É, e-mail marketing dá certo sim! E para agências de viagem esta é uma excelente pedida. Para ser lembrado, tem de ser visto e agências de viagem mexem com o emocional dos seus clientes, o que facilita a aproximação. Por exemplo: envie por e-mail informações sobre o Santuário de Aparecida para uma lista de clientes que se envolvem com este tema e com certeza quando você for divulgar uma viagem para este local essas pessoas estarão atentas, ávidas pelos pacotes.

Não se esqueça: fale coisas interessantes para que seja ouvido quando for fazer uma propaganda.

Para finalizar, uma dica bônus: se possível tenha um blog, pois isso gera muito tráfego para os sites. O que mais há para se explorar em Turismo são viagens e experiências, por isso é um assunto tão fértil. Observe que você não procura ofertas na maioria das vezes e sim informações. Se você provê as informações, as pessoas vêm até você. Isso sim é atrair cliente. Se não puder pagar por uma empresa que faz tudo por você, contrate textos avulsos e os administre. Invista dinheiro ou tempo, pois sem investimentos não há negócios.

Se você gostou deste assunto, vai querer ler este texto que fala sobre os erros mais comuns que pequenas e médias empresas cometem ao investir em comunicação.

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